segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Roupa Feita de Leite


 Roupa Feita de Leite sustentável com base em pesquisa e inovação


Sim, roupas de leite! Essa é a mais nova ideia da bióloga e designer alemã, Ande Domaske, de 28 anos.

E o melhor: ela garante que usa apenas o leite azedo, que já seria descartado pelas indústrias alimentícias por estar abaixo do padrão exigido.

Assim, a moça conseguiu aproveitar resíduos que antes iriam para o lixo e ainda chegou a um tecido suave, que tem uma textura muito parecida com a da seda.

“O leite não é muito valorizado porque as pessoas o vêem apenas como alimento”, diz a designer. “Mas você pode fazer muito com ele, é uma matéria-prima maravilhosa. O que há de mais especial nesse material é a sua adorável textura sedosa. Os tecidos feitos de leite caem maravilhosamente bem e são mais baratos do que a seda”.

Ela ainda garante que as roupas podem ser lavadas normalmente e são muito fáceis de cuidar. E vê a descoberta como uma alternativa ao uso do algodão, que muitas vezes exige o uso de pesticidas e adubos químicos que agridem o meio ambiente para ser produzido.

Cada peça feita com o novo tecido deve ser vendida por 150 a 200 euros.
A tecnologia associada à imaginação tem gerado bons resultados para uma vida mais sustentável. Novos produtos, novos conceitos e novas formas de gerar e gastar energia têm movimentado o mundo e aberto os olhos das pessoas para uma nova postura social, mais responsável, consciente e prática.

Com o vestuário não poderia ser diferente. Tecidos inteligentes, reciclados e fibras naturais chegam às prateleiras com mais frequência, mudando o olhar do consumidor para um olhar de conhecedor. Um exemplo foi dado pela designer Dolores Piscotta.

Manteiga, leite e queijo. O que mais pode ser feito com leite? Com criatividade, tecnologia, meias e blusas! Conheça o trabalho inovador de uma designer que trabalha com tecido produzido a partir das fibras do leite de vaca.



Nenhum texto alternativo automático disponível.

"É quase igual ao nylon ou seda, mas é puro leite", diz Piscotta. A colecção criada pela designer tem roupas e acessórios, disponíveis para venda no sitehttp://dolorespiscotta.com/cart/, feitos com o especial tecido, que é conseguido através de um processo químico.

Para criar a fibra, o leite líquido é desidratado e as suas proteínas são extraídas e em seguida dissolvidas numa solução. Para finalizar, estas proteínas são colocadas numa máquina que as une, transformando-as num extenso fio.

São necessários cerca de 100 quilos de leite desnatado para fazer 3 quilos da fibra, razão pela qual o tecido não rasga. No entanto, o material tem potencial: não possui corantes, permite maior respiração da pele, contém aminoácidos benéficos para quem o usa e é tão confortável e elegante quanto a seda.


E aí, ficou com vontade de experimentar?


fashion made from milk



Nenhum comentário:

Postar um comentário